top of page
Foto do escritorBruno Fernandes

Diabetes e a fase da lua de mel

Você já ouviu falar que um diabético está na fase da lua de mel e se perguntou: o que isso quer dizer? Esse é o tema de hoje do dicionário do diabético. Meu nome é Bruno e bem vindo ao diabetes de precisão, um lugar onde passo dicas e estratégias para você ter um tratamento melhor. Depois dá uma olhada nos outros posts, tem muita coisa legal sobre diabetes para você aprender.


Eu sou diabético e eu também já passei por essa fase da lua de mel. Vamos entender melhor. Quando você ou seu filho acaba de receber o diagnóstico da diabetes tipo 1, normalmente o procedimento é aplicar insulina o mais rápido possível. Afinal, esse tipo de diabetes acontece quando nosso corpo para de produzir insulina, então temos que repor o mais rápido possível para normalizar a glicose no sangue.


Após algum tempo que o nível de glicose e insulina no corpo estão normalizados, pode ser que você note que sua diabetes está desaparecendo, pois a glicemia fica estável mesmo com doses pequenas ou nenhuma dose de insulina externa. Isso pode acontecer, pois nessa fase inicial seu pâncreas ainda consegue produzir um pouco de insulina. Esse período em que você quase não aplica insulina e parece que sua diabetes está indo embora se chama lua de mel!


Eu já passei por isso, eu tinha que aplicar doses muito pequenas de insulina basal e ultrarrápida. Era muito mais fácil controlar a glicemia e seria maravilhoso se durasse para sempre né, mas normalmente após algumas semanas ou vários meses, o pâncreas pára completamente de produzir e você depende apenas das aplicações de insulina para se manter saudável.


E como você identifica que está saindo da lua de mel? É simples: a quantidade de insulina que você aplica não vai ser suficiente para manter sua glicemia normal, então você vai observar hiperglicemias mais frequentes. É muito importante então medir a glicose todo dia, para evitar que a glicemia fique alta por muito tempo. Nesse momento que estiver saindo da lua de mel, vá ao médico para ajustar suas doses novamente. É um processo constante de ajustes e varia de pessoa para pessoa.


Tá, até agora só falei de diabetes tipo 1 né, mas e os diabéticos tipo 2 podem ter lua de mel também? Normalmente é um evento que a gente associa apenas a diabetes tipo 1, mas pode ser que no início do diagnóstico da diabetes tipo 2, a pessoa reduza os sintomas e também a glicemia com bons hábitos alimentares e atividade física.


Caso você tenha essa lua de mel, pode ser que seja bom aproveitar esse período para você estudar sobre o tratamento da diabetes. Para você ter uma glicemia na meta, não tem fórmula mágica. Tem que conhecer sobre o assunto e saber tomar as decisões certas na sua rotina. A diabetes vai sempre ser sua parceira, 24hrs por dia, e você é a pessoa mais capaz de lidar com ela diariamente, por isso é tão importante criar autonomia estudando sobre o assunto. Eu sei que é muita informação para aprender, por isso eu bolei um minicurso gratuito para diabéticos iniciantes, vou deixar os links aqui.


▸ Minicurso iniciante de Diabetes - Conceitos básicos

▸ Minicurso Contagem de Carboidratos


Caso prefira, veja a seguir um vídeo sobre esse assunto.





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page