top of page
Foto do escritorBruno Fernandes

Diabetes e Glicemia alta - Hiperglicemia

Hiperglicemia é o termo médico para um nível elevado de açúcar no sangue (glucose). É um problema comum para as pessoas com diabetes.


Pode afectar pessoas com diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2, bem como mulheres grávidas com diabetes gestacional.


Pode ocasionalmente afetar pessoas que não têm diabetes, mas normalmente apenas pessoas gravemente doentes, tais como as que tiveram recentemente um AVC ou ataque cardíaco, ou que têm uma infecção grave.


A hiperglicemia não deve ser confundida com hipoglicemia, que é quando o nível de açúcar no sangue de uma pessoa abaixa demais.



A hiperglicemia é grave?


O objectivo do tratamento da diabetes é manter os níveis de açúcar no sangue tão próximos do normal quanto possível.


Mas se tiver diabetes, por mais cuidadoso que seja, é provável que venha a sofrer de hiperglicemia em algum momento.


É importante ser capaz de reconhecer e tratar a hiperglicemia, uma vez que esta pode levar a problemas de saúde graves se não for tratada.


Os episódios ligeiros ocasionais não são normalmente motivo de preocupação e podem ser tratados com bastante facilidade ou podem voltar ao normal por si próprios.


Mas a hiperglicemia pode ser potencialmente perigosa se os níveis de açúcar no sangue se tornarem muito elevados ou se se mantiverem elevados durante longos períodos.


Níveis muito elevados de açúcar no sangue podem causar complicações com risco de vida, como por exemplo:


cetoacidose diabética - uma condição causada pela necessidade do corpo de decompor a gordura como fonte de energia, que pode levar a um coma diabético; isto tende a afectar as pessoas com diabetes tipo 1.


estado hiperglicémico hiperosmolar - desidratação grave causada pelo corpo ao tentar livrar-se do excesso de açúcar; isto tende a afectar as pessoas com diabetes tipo 2


A presença regular de níveis elevados de açúcar no sangue durante longos períodos de tempo (ao longo de meses ou anos) pode resultar em danos permanentes em partes do corpo como os olhos, nervos, rins e vasos sanguíneos.


Sintomas de hiperglicemia


Os sintomas de hiperglicemia em pessoas com diabetes tendem a desenvolver-se lentamente ao longo de alguns dias ou semanas.


Em alguns casos, pode não haver sintomas até que o nível de açúcar no sangue seja muito elevado.


Os sintomas de hiperglicemia incluem:


  • aumento da sede e boca seca

  • necessidade de urinar frequentemente

  • cansaço

  • visão desfocada

  • perda de peso involuntária

  • infecções recorrentes, tais como infecções da bexiga (cistite) e infecções da pele

  • dor de barriga

  • sentir ou estar doente

  • hálito que cheira a fruta


Qual deveria ser meu nível de açúcar no sangue?


Quando você é diagnosticado pela primeira vez com diabetes, sua equipe de atendimento ao diabetes normalmente lhe dirá qual é seu nível de açúcar no sangue e o que você deve procurar fazer para baixá-lo.


Você pode ser aconselhado a usar um dispositivo de teste para monitorar seu nível de açúcar no sangue regularmente em casa.


Ou você pode ter uma consulta com uma enfermeira ou médico a cada poucos meses para ver qual é o seu nível médio de açúcar no sangue. Isto é conhecido como seu nível de HbA1c.


Os níveis de açúcar no sangue alvo diferem para todos, mas em geral:


  • se você monitorar em casa com um medidor de glicemia - um alvo normal é de 90 a 120 mg/dl antes de comer e abaixo de 140 mg/dl 2 horas após uma refeição


  • se seu nível de HbA1c for testado a cada 3 meses - uma meta normal de HbA1c é estar abaixo de 6,5%. Se seu teste for entre 5,7% e 6,5%, é provável que tenha risco de desenvolver a doença


Tratando a hiperglicemia


Se você foi diagnosticado com diabetes e tem sintomas de hiperglicemia, siga os conselhos que sua equipe de atendimento lhe deu para reduzir seu nível de açúcar no sangue.


Você pode ser aconselhado a fazê-lo:


  • mudar sua dieta - por exemplo, você pode ser aconselhado a evitar alimentos que causam o aumento de seus níveis de açúcar no sangue, tais como macarrão, bolos ou bebidas açucaradas

  • beba muitos líquidos sem açúcar - isto pode ajudar se você estiver desidratado

  • exercício mais freqüente - exercícios suaves e regulares, como caminhar, podem frequentemente baixar o nível de açúcar no sangue, especialmente se ajudar a perder peso

  • se você usa insulina, ajuste sua dose - sua equipe de atendimento pode lhe dar conselhos específicos sobre como fazer isso

  • Você também pode ser aconselhado a monitorar mais de perto seu nível de açúcar no sangue, ou testar seu sangue ou urina para substâncias chamadas cetonas (associadas à cetoacidose diabética).


Além disso, ter conhecimento sobre o tratamento da diabetes e usar as ferramentas certas para controlá-la é fundamental. Por isso deixo a sua disposição a plataforma Diabetes de Precisão para ter acesso a tudo que precisa para deixar sua glicemia em ordem. Confira!



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page