top of page
Foto do escritorBruno Fernandes

Dicas práticas para um bom controle glicêmico




1) Monitorização da glicemia:


A monitorização glicêmica é a base do tratamento e do controle do diabetes. A pessoa com diabetes, pode monitorar a glicemia através de um aparelho de glicemia capilar ou através de um sensor de glicose. Através das medidas da glicose, a pessoa com diabetes passa a conhecer e a entender melhor as variáveis que alteram a glicemia.


Você já descobriu qual o impacto dos alimentos, da atividade física, do estresse, do jejum, da doença e de outros fatores na sua glicemia?


Para quem usa insulina, a monitorização da glicose deve ser feita diariamente e no mínimo antes das principais refeições – café da manhã, almoço e jantar.


Nos dias que antecedem as consultas você deve medir também a glicemia 2 h após o início das principais refeições.


Você também deve medir a sua glicemia sempre que estiver com sintomas de hipoglicemia (glicose baixa) ou hiperglicemias (glicose alta).


É muito importante que você leve os dados de glicemia para as consultas com a sua equipe de saúde. O médico, nutricionista e enfermeiro só poderão ajustar as suas medicações e o seu tratamento através desses dados.


Sugerimos que 3 a 4 dias antes das consultas você comece a preencher o seu diário. Leve também o seu aparelho de glicemia em todas as consultas.


Prepare-se com muito carinho para a sua consulta. É um momento importante para discutir com a sua equipe de saúde as suas dúvidas, dificuldades, sugestões e detalhes do seu tratamento. Ninguém mais conhece tão bem o seu diabetes como você!


2) Aplicação da insulina e uso das medicações


A insulina de ação lenta, como por exemplo a NPH e a Glargina, devem ser aplicadas diariamente e em horários fixos, independente dos valores de glicemia, conforme a prescrição médica. Essa insulina vai fazer com que sua glicose se mantenha estável ao longo do dia.


A insulina de ação rápida ou ultra-rápida, como por exemplo a Regular e a Aspart, devem ser aplicadas antes das refeições e para corrigir uma glicemia que está elevada. Essa insulina vai evitar que sua glicemia suba após as refeições.


A dica mais importante da aplicação da insulina rápida ou ultra-rápida é o tempo que você deve aplica-las antes de comer. A insulina Regular deve ser aplicada 30 min antes das refeições. A insulina ultra-rápida deve ser aplicada 15 min antes.


Não se deve aplicar essas insulinas imediatamente antes ou após as refeições, pois elas tem um tempo para começar a agir depois da aplicação. Mesmo sendo insulinas de ação rápida, elas não começam a agir imediatamente depois que você aplica.


Evite ao máximo esquecer as aplicações de insulina. Coloque alarmes, despertadores e peça ajuda dos familiares para lembrá-lo de aplicar.


Siga sempre a receita médica com as doses de insulinas prescritas pelo seu médico. Deixe a sua receita sempre acessível para que você possa consultá-la. Caso não tenha entendido a sua receita, converse e peça explicação para a sua equipe de saúde.


Por fim, para as pessoas que não usam insulina e tratam o diabetes com comprimidos, mantenha a rotina de horários para tomar as medicações, sem se esquecer, conforme a receita médica. Quem cuida da glicemia e do diabetes vive mais e melhor!



Esse texto foi escrito pela Renata Oliveira, enfermeira e educadora em diabetes há mais de 20 anos. Siga ela no instagram: https://www.instagram.com/renata_avendano/

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page