Freestyle Libre – parte 1
Freestyle Libre é um medidor de glicose instantâneo que não precisa das famosas furadas de dedo. É composto por dois dispositivos: um sensor de medição e um aparelho de escaneamento. O sensor é um disco do tamanho de uma moeda que fica acoplado ao braço, com um cateter de plástico voltado para dentro da pele. Seu objetivo é medir a glicemia sem precisar se furar: basta escanear o sensor grudado na pele com o aparelho de escaneamento. Caso prefira e tenha um celular compatível com a tecnologia NFC, também é possível usar o aplicativo Freestyle Link para escanear com seu próprio celular, ao invés de usar esse outro aparelho.
Essa glicemia que é medida sem o uso de sangue é chamada de glicemia intersticial, pegando a quantidade de glicose do líquido das células que está em contato com o cateter. Essa ideia é a mesma da medição de glicose da bomba de insulina da Medtronic, porém há uma diferença: o Freestyle libre fica acoplado ao corpo por 14 dias, enquanto o cateter da bomba deve ser trocado de 3 em 3 dias. Isso traz mais conforto ao usuário, além de manter a medição glicêmica muita mais controlada. No entanto, a glicemia intersticial tem um problema: sua precisão não é a mesma da glicemia medida no sangue. Isso pode enganar o usuário, mas não é sempre que a glicemia dá diferente. Apesar desse defeito, o principal benefício do aparelho novo é mostrar a tendência da glicemia e o gráfico instantâneo, o que previne muitas hipos e hipers, mesmo a glicemia não sendo precisa.
Em um futuro post, falarei um pouco mais da minha experiência com ele, falando das vantagens e desvantagens. A chave do controle para diabetes está no controle da glicemia, e esse aparelho realmente traz o que precisamos: medição instantânea e quantas vezes quiser, só com um “passe de mágica”.
Veja o Freestyle Libre em ação:
Comments