top of page
Foto do escritorBruno Fernandes

O que é Glicemia?

Glicemia significa simplesmente a concentração de glicose no sangue, por isso os diabéticos falam popularmente que sua glicose está alta ou baixa. Existem valores ideais de glicemia para diferentes situações do dia. Por exemplo, em jejum ou antes das refeições, o ideal é que ela esteja menor que 100. Já 2 horas após as refeições, espera-se que a glicemia esteja abaixo de 140. Para diabéticos, existe uma tolerância maior para esses valores, principalmente se você for insulino dependente. Em jejum ou antes das refeições, um valor menor que 130 é aceitável, e 2 hrs depois de comer, uma glicemia menor que 180 também é razoável. Claro que essa tolerância vai variar de caso a caso e só uma equipe médica pode estabelecer suas metas.


Como você já deve ter percebido, estamos o tempo todo evitando valores altos de glicemia, também chamado de hiperglicemia. Mas valores baixos também são prejudiciais para nosso corpo. Uma hipoglicemia representa valores menores que 70 e podem causar vários sintomas como tontura, visão turva, suor frio e até desmaio. Queremos sempre evitar os extremos, assim o corpo não fica sobrecarregado para nenhum dos dois lados.


Pensando no longo prazo, o diabético deve tentar manter sua glicemia dentro da faixa de valores que eu já mencionei, aproximadamente entre 70 e 180. Quanto mais tempo a glicemia ficar dentro desse intervalo, menores são os riscos de complicações que podem aparecer no futuro. Caso hiperglicemias aconteçam com frequência durante vários anos, pode ser que apareçam problemas nos olhos, nos rins, no coração e até nos pés. Já hipoglicemias frequentes durante muito tempo podem alterar o funcionamento da memória e até afetar outras capacidades intelectuais.


Por isso é tão importante cuidar hoje da diabetes para ter um futuro de qualidade. E saber como anda a glicemia é fundamental para ter a diabetes controlada. Se você não mede e não sabe o que acontece com seu corpo, não tem como tomar as decisões corretas no tratamento e avaliar se os medicamentos estão corretos. Por exemplo, glicemias baixas pedem que você coma algum alimento com carboidratos, já glicemias altas pedem que você aplique insulina ou reveja a dose dos comprimidos.


Caso prefira, veja a seguir um vídeo sobre esse assunto.





0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page