Rodízio de aplicação
Muitos diabéticos aplicam a insulina no mesmo lugar quase sempre, na maioria das vezes na barriga, e isso está errado! Nesse post vou falar como fazer um rodízio de aplicação de insulina e que vai evitar que você tenha complicações futuras.
Como o diabético tem que aplicar dois tipos de insulina, a basal (lenta) e a rápida, além de revezar o local de aplicação, ele também tem que revezar o local entre as insulinas. Para você entender melhor, vou explicar como eu faço: toda semana eu revezo o local de aplicação. Revezo entre aplicar atrás do braço, na perna (pela lateral), na barriga e na região superior das nádegas. Trocando o local que a insulina é aplicada de semana em semana, você consegue atingir a recomendação médica de repousar o local recém-aplicado por 20 dias. Além de ficar trocando de posição no corpo, revezo também o lado que aplico determinada insulina (lenta ou rápida) durante a semana. Por exemplo, na semana da perna, um dia aplico insulina lenta na perna direita e rápida na esquerda. Já no outro faço o inverso e assim vai até o final da semana! Quando troco de região de aplicação, faço a mesma coisa. Assim você está prevenindo ao máximo os riscos de aplicar insulina no mesmo lugar.
Se você ainda não faz o rodízio do jeito certo, procure fazer o quanto antes, pois não vai sobrecarregar nenhuma parte do seu corpo! Existem vários outros tipos de rodízio, mas esse é o que eu acho mais eficiente e que recomendo a todos. Não fazer o rodízio de aplicação corretamente implica em lipodistrofia, e abaixo está uma breve explicação do que é. Não tenha preguiça de fazer a aplicação em lugares diferentes nos dias certos, seu corpo agradece!
Lipodistrofia de Insulina: refere-se a uma perturbação localizada do metabolismo de gorduras, sob a forma ou de lipoartrofia, ocorrendo no local das injeções de insulina. A lipoartrofia é a perda de gordura subcutânea e aparece como uma leve ou acentuada depressão da gordura subcutânea, a utilização da insulina humana quase que eliminou esta situação.
A lipohipertrofia é o desenvolvimento de massas fibrogordurosas no local da injeção e é causada pelo uso repetido de um local de injeção. Caso a insulina seja injetada em áreas como cicatrizes, a absorção pode ser retardada. Este é um dos motivos pelos quais é importante o rodízio dos locais de aplicação; o paciente deve evitar injetar insulina nestas áreas até que a hipertrofia desapareça.
Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO http://www.portaleducacao.com.br/enfermagem/artigos/34838/complicacoes-na-aplicacao-de-insulina#ixzz3UNMuQPLJ
Comments